Buen Suspiro, Pulperia de los Faroles & Freddo: Nossa Maratona Gastronômica em Colonia del Sacramento

Colonia é linda por inúmeros motivos: a antiga muralha, o rio da la plata, as ruas de pedrinhas, as lamparinas que iluminam a cidade em um amarelo bucólico. Mas, é ainda mais gostosa, devido aos inúmeros bares, restaurante e cafés que estão espalhados por todo o centro histórico. Suas fachadas mantém a arquitetura típica da cidade, com pequenos toques charmosos. É uma plaquinha escrita com giz aqui ou um guarda sol ali. As mesinhas são dispostas despretensiosamente pelas ruas e calçadas. É o tipo de programa que eu amo – sentar, tomar um vinho, fazer uma deliciosa refeição e observar a “vida” ao meu redor.

Quando passamos pela famosa Calle de los Suspiros, não pude deixar de notar seu mais precioso ponto turístico: o bistrô Buen Suspiro. Na verdade, eu diria que ele é uma espécie de wine bar, com uma charmosa entrada que parece que foi esculpido em uma pedra. É um verdadeiro tesouro local, com uma rusticidade que nos faz pensar que voltamos alguns séculos no tempo. A decoração fica por conta da adega do local, que é aberta e disposta ao longo das paredes do restaurante. Há opções de caves famosas da Argentina, do Chile e, claro, do Uruguai, mas também há algumas opções interessantes de outros lugares do mundo. Tudo fica disposto para que os inúmeros visitantes que passam por lá todos os dias possam escolher a sua bebida – tanto para tomar por lá, quanto para levarem para casa.

Quem quer curtir esse ambiente, pode escolher uma mesa do lado de dentro. Mas, na minha opinião, para uma experiência ainda melhor, peça uma das mesas localizadas no pátio externo do restaurante, ao fundo – é lindo de morrer. O menu é composto, basicamente, de várias opções de tábuas de queijo e frios. Durante o inverno, dá para esquentar o corpo com uma das famosas sopas feitas por lá. Há várias opções de combinados com entradas, pratos principais e sobremesas, mas nada é feito, de fato, para servir como um verdadeiro almoço ou jantar – é tudo voltado para a experiência que você terá com o vinho. Por isso, nós fizemos as nossas comprinhas e saímos em busca de algo mais tradicional.

Pertinho do Buen Suspiro está a pracinha principal do centro histórico, e por lá eu já tinha visto um restaurante que havia me chamado a atenção. Não que ele tivesse algo de diferente, ou fosse famoso em meio aos guias e blogs de turismo. Na verdade, eu nunca tinha lido ou ouvido falar sobre ele. Esse bate e volta aconteceu de maneira extremamente espontânea e não fiz planejamento algum. Então acredito que foi a fachada rosa que me ganhou – além das mesinhas espalhadas na rua, que eu já disse o quanto amo. Decidimos voltar e fazer nosso almoço por lá, no delicioso Pulperia de Los Faroles.

Nos sentamos, óbvio, em uma das mesas externas. Sem grandes inspirações, tanto mamãe, quanto eu escolhemos um Strogonoff de Lomo (contra-filé) e, apesar de não ser um prato desconhecido para nós brasileiros, o pouco que eu entendo de gastronomia me diz que ele é preparado de maneira diferente, mais próximo do original Russo. A carne e o molho vieram acompanhados de um purê de batatas, o que é comum pelas bandas de lá, e nem preciso dizer que, falou em algo feito com leite, eles arrasam né? Estava realmente tudo muito delicioso e nós amamos almoçar por ali. Até fizemos amizade com um grupinho da mesa ao lado…

No final veio a conta, que não foi nada assustadora. Preço justo, tanto pela qualidade da comida, quanto pelo serviço prestado. Mas o mais legal foi que, lá no rodapé, ela já vinha com valores em pesos argentinos, pois muita gente, assim como a gente, vem lá de Buenos Aires para passear na cidade, e também em reais, já que nós, brasileiros, somos um grande público do turismo Uruguaio. No final das contas, tava valendo mais a pena pagar em reais – e em geral é sempre assim. Fico devendo a foto da comida, porque eu estava tão desesperada para almoçar depois de andar feito louca por lá, que eu nem raciocinei direito quando nosso prato chegou na mesa.

Curtimos mais um pouquinho a nossa mesa, o restaurante e o delicioso vinho que estávamos tomando. Como ainda tínhamos algumas horas na cidade, resolvemos caminhar um pouco mais. Visitamos lojinhas de souvenir e artesanatos, além de boutiques de roupas que tinham seleções incríveis de marcas Uruguaias – tudo maravilhoso. Quase no fim do dia, bateu aquela vontade de comer um docinho, e acabamos optando por algo tradicional e familiar, mas que, mesmo assim, eu amo muito: um sorvetinho da Freddo. Foi, certamente, o fechamento perfeito para nossas aventuras gastronômicas em Colonia.

Buen Suspiro
Calle de Los Suspiros, 90 – Barrio Sur (Centro Histórico)
Colonia del Sacramento, Uruguay
Tel: +598 4522.6160
www.buensuspiro.com

Pulperia de los Faroles
Misiones de los Tapes, 101 – Centro Histórico
Colonia del Sacramento, Uruguai
Tel: 00598 452 30271
www.pulperiadelosfarolesrestaurant.com

Freddo
Henriquez de la Peña, 168 – Centro Histórico
Colonia del Sacramento, Uruguai
www.freddouruguay.com