Como ir do Aeroporto de Oslo ao Centro da Cidade

Se tem uma coisa que essa viagem à Oslo me confirmou é que sim, a cidade é cara. Não é um caro absurdo, que torna quase inviável viajar para lá. Mas é mais cara em relação às outras cidades da Europa que eu já visitei. Então, a gente usa de certos artifícios para “baratear” a viagem. E um dos principais é o transporte público!

Eu sei que aqui no Brasil nosso transporte público não é dos melhores (ainda que eu sempre utilize quando viajo por aqui também). Mas, por causa disso, muitos brasileiros quando saem do país, acabam não se arriscando nos metrôs/ônibus mundo afora – o que é um grande erro, pois na maioria das vezes, além de serem mais baratos, ainda proporciona uma experiência legal de “viver” o dia a dia como alguém que mora na cidade.

Eu aproveitei que Oslo é uma cidade com uma infraestrutura sensacional e fiz tudo de transporte público – utilizando metrô/ônibus/tram, e foi super tranquilo. Com exceção dos nomes das estações né? Eles são impossíveis! Mas, enquanto a gente não aprende Norueguês, vamos utilizando uma colinha para nos certificar de que vamos descer na estação certa!

Qual a melhor opção?

Chegando em Oslo de avião, você vai desembarcar no Gardermoen (Oslo Lufthavn): o aeroporto internacional da cidade e o maior da Noruega. Ele tem uma estrutura fantástica, com muita gente a disposição para dar informações e também é abastecido de várias linhas do transporte público local.

Existe uma estação de trem “acoplada” ao aeroporto, e também um pequeno terminal de ônibus localizado logo em frente à saída do terminal de desembarque. O grande problema dos ônibus, para mim, é saber exatamente qual é a sua linha. No meu caso, eu já tinha informações da linha exata que parava na porta do meu hostel, mas eu cheguei a noite, estava bastante frio e o próximo ônibus só sairia em 40 minutos – então, decidi pelo trem.

{a única foto que eu tirei do trem – já no dia de ir embora}

E como funciona o trem?

Existem duas companhias de trens que fazem o trecho entre o Aeroporto de Oslo e a Oslo S (estação central da cidade). As companhias são a Flytoget e a NSB. E aqui está o pulo do gato: Ainda que elas façam o mesmo trecho, o preço do tícket da Flytoget é praticamente o dobro do da NSB, isso porque seus trens são intitulados “express”, ou sejam, sem parada, mas o da NSB só faz uma parada entre o aeroporto e a estação central – então não tem diferença alguma entre os dois, para falar verdade.

O tícket do trem da NSB custa 93,00NOK (cerca de 34,00 reais) e a viagem até o centro da cidade dura menos de 30 minutos. Os trens são novos, confortáveis e ainda possuem WiFi liberado e de excelente qualidade. A Oslo S está localizada bem ao lado da Ópera, da Karl Johans Gate e de outros pontos turísticos da cidade. Acoplada à ela está a antiga estação, que abriga também um Centro de Informações onde estão disponíveis mapas e guias de Oslo gratuitos.

Muitos visitantes escolhem se hospedar pela região, pois fica a localização é estratégica para explorar a cidade. Se é o seu caso, não tenha medo e vá andando até seu hotel – é super tranquilo. Caso você escolha um local mais afastado, de lá da estação dá para pegar ônibus/metrô/tram para os demais pontos da cidade. Com as informações em mãos, é super tranquilo para se locomover. Caso há dúvidas, basta perguntar. O pessoal da estação sempre se mostrou solícito todas as vezes que precisei. Não tem erro!

 

2 comentários
  1. Tenho curiosidade em conhecer a Noruega mas tem tantos outros lugares que desejo conhecer antes que não sei se chegarei a matar essa curiosidade. Acho que conhecerei através de sua viagem.

    1. Nunca diga nunca. Era a mesma coisa comigo – até que surgiu essa viagem e a Noruega passou na frente de um monte de destinos. A gente faz planos e a vida faz outros!

Comentários estão fechados.