#PocandoNoES: O Roteiro

No último final de semana eu tive a deliciosa experiência de participar de mais um encontro de blogueiros de viagem. Há três anos fazendo parte desse grupo tão interessante de pessoas, eu fico muito feliz com cada oportunidade de desvirtualizar pessoas que há anos eu “conheço” e admiro. É também uma ótima forma de expandir as amizades e passar a acompanhar o trabalho de outros blogueiros com os quais eu ainda não estava familiarizada. Portanto, para mim, a maior riqueza desse tipo de evento são as pessoas que participam dele.

Mas, o #PocandoNoES tem gostinho especial, pois, ainda que eu não seja capixaba, essa terra maravilhosa é o pedaçinho desse mundo que eu chamo de lar. Aqui eu cresci, amadureci e trilhei meus sonhos. Aqui me estabeleci como pessoa e, é aqui, que eu realmente me sinto em casa. Portanto, foi um prazer descobrir e redescobrir as belezas do Espírito Santo aos olhos de tantos blogueiros e outras pessoas que trabalham com turismo no estado.

A sexta começou com um almoço receptivo para os blogueiros de fora do estado no Restaurante Enseada Mediterrâneo, localizado em Vitória, atrás do principal shopping da cidade e com vista privilegiada do mar. Depois os blogueiros locais se juntaram à turma de fora e fomos fazer uma deliciosa degustação de ovos de páscoa na Chocolateria Brasil – tudo acompanhado por espumantes da maravilhosa (e capixabíssimaWine. A noite seguimos para o Hotel Quality de Vila Velha, onde ocorreu uma apresentação do espaço pela equipe do local, além de palestras com o Leonardo Carraretto, especialista em publicidade, e com o colega blogueiro Fábio Pastorello, do ótimo Viagem Cine.

Rolou ainda muitos sorteios e eu, que nunca ganho nada, acabei levando para casa esse quadrinho maravilhoso da Qualé com uma das famosas quotes de viagem que eu tanto adoro. Ainda aproveitei a oportunidade de que eu, finalmente, me encontrei pessoalmente com o Deivson, autor do Capixaba na Estrada e idealizador do encontro, para adquirir uma das maravilhosas canecas que ele produz com temas que envolve o ES – confesso que estava faltando uma na minha coleção.

Após a abertura nós fomos jantar no Restaurante Atlântica, na filial localizada em Coqueiral de Itaparica. A casa, aparentemente, é o berço do famoso Camarão no Coco. Ou melhor, famoso para nós, que moramos aqui. Os blogueiros de fora não conheciam o prato – e saíram de lá completamente maravilhados com a iguaria.

No sábado cedinho nós encontramos com os blogueiros convidados no Ibis Camburi. O hotel foi o responsável por recepcioná-los em Vitória. De lá, partimos rumo à cidade de Marataízes, onde passamos pela deliciosa Lagoa do Siri e também pela Praia das Falésias. Na hora do almoço seguimos para o delicioso balneário de Iriri, localizado em Anchieta, onde fomos recepcionados no incrível Hotel Espadarte com drinks de boas vindas e um delicioso almoço preparado pelo chef Gilson Surrage. No menu: uma maravilhosa paella de frutos do mar e um bobó de camarão que estava de chorar de tão bom. Teve gente que não queria seguir viagem!

Mas, não foi difícil convencer de que na próxima parada também estaríamos em boas mãos. Desta vez, o jovem chef André Cicilioti nos esperava no Restaurante Recanto da Pedra, também localizado em Iriri. Por lá, ele apresentou uma versão contemporânea da tradicional Torta Capixaba, a qual estará presente no próximo final de semana no Iriri Paixão Capixaba: um festival que acontece com intuito de divulgar este prato tão importante na culinária local.

No fim da tarde, passamos para conhecer o Santuário Nacional Pe. Anchieta e curtimos o pôr do sol em um delicioso passeio de barco pelo Rio Benevente, que atravessa os mangues de Anchieta e proporcionam lindas fotos. No meio do passeio, descemos em uma trilha que levava até as ruínas de uma suposta usina de sal. De lá, fechamos o dia no Orquídea Café, um pequeno bistrô na cidade de Guarapari onde nos acabamos em delícias locais e muita cervejinha gelada, com a noite sendo entoada por uma dupla que fez um som maravilhoso.

A turma de fora ficou hospedada por lá mesmo, já que o Orquídea também é uma charmosa pousada, enquanto a gente se dividiu entre a Chácara Feliz e a Guarapousada – onde eu passei a noite. No domingo cedinho, ciceroneados pelo maravilhoso guia local, Marcelo Ribeiro, que também é blogueiro do Guia e Turismo, desbravamos as mais maravilhosas praias de Guarapari – até terminarmos o dia em Meaípe, onde fomos recepcionados no Gaeta para um almoço, com a tradicional Moqueca Capixaba. Lá encerramos o evento com a certeza de que o #PocandoNoES foi um sucesso. Que venham as próximas edições!

Tenho MUITO material sobre todos estes locais que visitamos e vou dar uma pausa na série sobre Oslo para contar aqui tudo de interessante que vivemos nesses três dias – com bastante detalhes. Não deixem de acompanhar por aqui e também nos demais blogs participantes.

Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do Espírito Santo, AHTG
Parceiro: Wis, RDV Confecções, Associaçã Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajantes, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol Hotels

BLOGS PARTICIPANTES

A Vida é Como Um Livro . Aline Approves . Bagagem de Memórias . Caixa de Viagens

Caminha Gente . Capixaba Na EstradaCasal Viagem . Catálogo de Viagens

Destinões . Eu Vou de Mochila . Guia Capixaba . Guia e Turismo

Mineiros na Estrada . Mochilão Barato . O Melhor Mês do Ano . Pelo Mundo com Manu

Terra Capixaba . Tô Pensando em Viajar . Tudo é Mara

Um Olhar Novo . Viagem Cine . Viajadas . Viajante Comum

Leia Também

19 Comentários

  1. Adorei! Vou acompanhar tudinho! E olha que legal, vc me desvirtualizou sem sequer ter me virtualizado! Haahahah!

    1. Nem me fala. Como faz para voltar?
      Também amei conhecer você. Vamos marcar outros encontrinhos logo mais!