#PocandoNoES: Santuário de Anchieta

Eu já contei um pouco sobre a vida do Padre José de Anchieta quando visitei a sede do Governo do Estado do Espírito Santo. Mas, estando na cidade e no santuário que levam seu nome, me vejo no dever de aprofundar um pouco mais na história da figura religiosa mais importante do nosso estado.

Ele nasceu em 19 de Março de 1534, numa ilhazinha pertencente ao arquipélago das Canárias, na Espanha. Aos 14 anos, juntamente com seu irmão mais velho, rumou para Coimbra, em Portugal, onde ingressaria no Colégio de Artes, com aulas do nascer ao por do sol e tendo o latim como língua obrigatória a ser falada na instituição. Um dia, após uma procissão, na Sé de Coimbra, e aos pés da virgem, fez o voto de castidade, Em 1º de Maio de 1551, tornava-se Noviço da Companhia de Jesus.

No dia 8 de Maio de 1553, ele partia na Esquadra de Lisboa juntamente com outros 6 jesuítas para o Brasil e, por mais de uma década, ele permaneceu na capitania de São Vicente, onde trabalhava lecionando latim à futuros sacerdotes, assim como catequizando e ensinando o português aos mamelucos e índios. E entre idas e vindas que fazia de São Vicente, José de Anchieta sempre passava por Vitória, até que um dia foi realocado para a ilha, onde permaneceu como responsável pelos jesuítas da capitania, no extinto Colégio Santiago – que, posteriormente, viria a se tornar o Palácio Anchieta.

O Santuário de Anchieta está localizado numa propriedade outrora pertencente às missões jesuíticas, erguida na aldeia de Reritiba, hoje conhecida como a cidade de Anchieta – e onde o Padre trabalhou por anos, após sair do seu cargo em Vitória, e onde ficou até o fim de sua vida. Todo em branco, com portinhas e janelas em azul, a construção localizada às margem do Rio Benevente é daqueles locais que inspiram paz e harmonias. Vale muito a pena a visita!

Santuário Nacional de José de Anchieta
Praça do Santuário, Centro
Anchieta – ES
Tel: (28) 3536.3985
www.santuariodeanchieta.com

Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do Espírito Santo, AHTG
Parceiro: Wis, RDV Confecções, Associaçã Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajantes, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol Hotels

BLOGS PARTICIPANTES

A Vida é Como Um Livro . Aline Approves . Bagagem de Memórias . Caixa de Viagens

Caminha Gente . Capixaba Na EstradaCasal Viagem . Catálogo de Viagens

Destinões . Eu Vou de Mochila . Guia Capixaba . Guia e Turismo

Mineiros na Estrada . Mochilão Barato . O Melhor Mês do Ano . Pelo Mundo com Manu

Terra Capixaba . Tô Pensando em Viajar . Tudo é Mara

Um Olhar Novo . Viagem Cine . Viajadas . Viajante Comum

 

OUTROS POSTS SOBRE O #POCANDONOES

O Roteiro

Degustação de Ovos de Páscoa na Chocolateria Brasil

Jantar no Restaurante Atlântica

Uma Manhã de Sábado na Logoa do Siri e na Praia das Falésias, em Marataízes

Recepção e Almoço no Hotel Espadarte, em Iriri

Degustação de Torta Capixaba no Restaurante Recanto da Pedra